Mari Holman

Uma versão de Criminal Minds de época!?

Anúncios

– Resenha da série O alienista –

“Em 1896, o psicólogo Laslo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York” e “Quando o corpo mutilado de um menino é encontrado, o alienista Lazlo Kreizler nota semelhanças com um assassinato envolvendo um antigo paciente.” Essas são as sinopses dadas pela Netflix para uma de suas novas séries originais O Alienista e na minha opinião a primeira me atrai muito mais para assistir ao show.

Caso ainda esteja em dúvida aqui vai minha resenha. A série é baseada no best-seller de mesmo título do escritor Calch Carr, um thriller psicológico que se passa em 1896 na cidade de Nova York, na qual já podemos reconhecer o ar metropolita da Big Apple, a cidade que nunca dorme. Uma mistura entre Mindhunters e Ripper Street a série nós traz um conjunto de assassinatos, e uma equipe distinta que tenta entender os motivos do assassino para assim conseguir captura-lo, tudo isso no cenário e com os recursos da Nova York do século 19.

 

O elenco é repleto de caras conhecidas, como Daniel Bruhl, Luke Evans, Brian Geraghty e Dakota Fanning. Admito que não foram os atores que me atraíram à série, mas sim a fotografia e vibe do trailer – já sabemos sou fascinada com shows e filmes de investigação e suspense. Mas tenho que admitir que fui surpreendida pela atuação de todos. Desde os personagens mais coadjuvantes aos principais, os atores realmente passam a ideia de que existem camadas aos seus personagens as quais vamos entendendo ao longo da série com o desenrolar da história.

A afirmação “o homem é fruto da sociedade em que está inserido” do Dr. Kreizler é super explorada e demonstrada na série, valendo não somente para o assassino, mas para todos os personagens e principalmente para a nossa equipe de investigadores. Todos eles sofrem algum tipo de preconceito ou pressão da sociedade, seja antissemitismo ou apenas descrença nas suas virtudes e capacidades. E, além disso, vemos que as circunstâncias de seus passados fazem grande parte do porque são como são e isso é ao meu ver a essência da série!

Além do roteiro, temos dois grandes pontos positivos: a cenografia e o figurino. O modo como a série é filmada e editada e o cenário que eles conseguiram criar é o que gera o clima de suspense. Com um estilo mais sombrio e grotesco, conseguimos acompanhar as emoções dos personagens, principalmente o desconforto que eles sentem em alguns momentos. Além disso, o figurino é muito bem construído, as cores, texturas e modelos escolhidos para cada personagem ajuda a criar a história e a persona de cada um, nos revelando segredo sobre quem são antes mesmo da série o fazer! Adoro show com esse estilo, que remete à época de Jack o estripador, à la vibes do filme Do Inferno.

Apesar de pessoalmente ter gostado bastante do material, tenho que admitir que não seria algo para todos. Seja pelo assunto tratado e cenografia explorada ou pelo fato da série ter um ritmo mais lento. Na minha opinião, ainda que a essência da trama seja algo que já foi explorado acredito que o roteiro em si seja bem original, ganhando pontos pelos personagens, atuações e cenários incríveis!

Minha conclusão é que O Alienista é uma série que vale a pena assistir!

Anúncios

Anúncios