Uma versão de Criminal Minds de época!?

The Alienist (2018) poster

– Resenha da série O alienista –

“Em 1896, o psicólogo Laslo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York” e “Quando o corpo mutilado de um menino é encontrado, o alienista Lazlo Kreizler nota semelhanças com um assassinato envolvendo um antigo paciente.” Essas são as sinopses dadas pela Netflix para uma de suas novas séries originais O Alienista e na minha opinião a primeira me atrai muito mais para assistir ao show.

The Alienist (2018)4

Caso ainda esteja em dúvida aqui vai minha resenha. A série é baseada no best-seller de mesmo título do escritor Calch Carr, um thriller psicológico que se passa em 1896 na cidade de Nova York, na qual já podemos reconhecer o ar metropolita da Big Apple, a cidade que nunca dorme. Uma mistura entre Mindhunters e Ripper Street a série nós traz um conjunto de assassinatos, e uma equipe distinta que tenta entender os motivos do assassino para assim conseguir captura-lo, tudo isso no cenário e com os recursos da Nova York do século 19.

 

the alienist giphy

O elenco é repleto de caras conhecidas, como Daniel Bruhl, Luke Evans, Brian Geraghty e Dakota Fanning. Admito que não foram os atores que me atraíram à série, mas sim a fotografia e vibe do trailer – já sabemos sou fascinada com shows e filmes de investigação e suspense. Mas tenho que admitir que fui surpreendida pela atuação de todos. Desde os personagens mais coadjuvantes aos principais, os atores realmente passam a ideia de que existem camadas aos seus personagens as quais vamos entendendo ao longo da série com o desenrolar da história.

Daniel Brühl, Dakota Fanning, and Luke Evans in The Alienist (2018)1

A afirmação “o homem é fruto da sociedade em que está inserido” do Dr. Kreizler é super explorada e demonstrada na série, valendo não somente para o assassino, mas para todos os personagens e principalmente para a nossa equipe de investigadores. Todos eles sofrem algum tipo de preconceito ou pressão da sociedade, seja antissemitismo ou apenas descrença nas suas virtudes e capacidades. E, além disso, vemos que as circunstâncias de seus passados fazem grande parte do porque são como são e isso é ao meu ver a essência da série!

Daniel Brühl in The Alienist (2018)

Além do roteiro, temos dois grandes pontos positivos: a cenografia e o figurino. O modo como a série é filmada e editada e o cenário que eles conseguiram criar é o que gera o clima de suspense. Com um estilo mais sombrio e grotesco, conseguimos acompanhar as emoções dos personagens, principalmente o desconforto que eles sentem em alguns momentos. Além disso, o figurino é muito bem construído, as cores, texturas e modelos escolhidos para cada personagem ajuda a criar a história e a persona de cada um, nos revelando segredo sobre quem são antes mesmo da série o fazer! Adoro show com esse estilo, que remete à época de Jack o estripador, à la vibes do filme Do Inferno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de pessoalmente ter gostado bastante do material, tenho que admitir que não seria algo para todos. Seja pelo assunto tratado e cenografia explorada ou pelo fato da série ter um ritmo mais lento. Na minha opinião, ainda que a essência da trama seja algo que já foi explorado acredito que o roteiro em si seja bem original, ganhando pontos pelos personagens, atuações e cenários incríveis!

Minha conclusão é que O Alienista é uma série que vale a pena assistir!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s