Uma nova versão da Bela e a Fera?

capa the shape of water

– Resenha do filma A forma da água –

O Carnaval passa e nos deixa bem no dia de São Valentim, um dia para celebrarmos as nossas conexões afetivas com entes amados. E por que não apreciarmos um filme que mistura A Bela e a Fera com um toque de O fabuloso destino de Amelie Poulain e com , para finalizar, O monstro da Lagoa Negra. Sim, isso mesmo! Uma combinação que não faz sentido nenhum, mas que o filme A forma da água de alguma forma nos trouxe.

Esse é o mais novo filme do diretor e escritor Guilherme Del Toro, que nos traz uma mistura entre um conto de fada com um filme de monstro sci-fi, uma verdadeira combinação de universos. Del Toro nos leva novamente a um mundo cinematograficamente envolvente e fascinante, como para mim ele já havia feito antes em um dos meus filmes favoritos O labirinto do fauno. Só que dessa vez a história tem como cenário a cidade de Baltimore na década de 60, em plena Guerra Fria.

Doug Jones, Guillermo del Toro, and Sally Hawkins in The Shape of Water (2017)
Doug Jones, Guillermo del Toro e Sally Hawkins em A forma da água (2017)

No meio da competição que existia nessa época entre os Estados Unidos e a Rússia, uma criatura (meio peixe meio humano) encontrada na floresta Amazônica pelo governo dos Estados Unidos é mantida, é estudada, e torturada em nome da ciência e da segurança nacional em um laboratório governamental.

Doug Jones and Sally Hawkins in The Shape of Water (2017)
Doug Jones e Sally Hawkins em A forma da água (2017)

É nesse laboratório que a criatura é encontrada pela nossa protagonista Eliza Espinosa, interpretada pela atriz Sally Hawkins. Eliza faz parte da equipe noturna de limpeza e por causa de sua própria história acaba vendo além do experimento cientifico. Ela parece ser guiada tanto pela curiosidade quanto pela identificação que sente para com a criatura. Eliza, por ser muda, se sente e é vista por outros como “incompleta” e como alguém inferior a um ser humano “normal”. Assim, a personagem acaba criando um laço com a criatura. Tudo começa com um ovo cozido e evolui com o compartilhamento de música, linguagem e, como não poderia faltar, de sentimentos.

Sally Hawkins in The Shape of Water (2017)
Sally Hawkins em A forma da água (2017)

Eliza tem sempre ao seu lado dois companheiros, a personagem Zelda que é interpretada por Octavia Spencer e o personagem Giles interpretado por Richard Jenkins. Zelda é a amiga do trabalho, que cuida de Eliza quase como se fosse a sua mãe. Já Giles é o vizinho de Eliza que por ser gay e um ex-alcoólatra também é excluído pela sociedade, o que faz dos dois um par perfeito.

Richard Jenkins and Sally Hawkins in The Shape of Water (2017)
Richard Jenkins e Sally Hawkins em A forma da água (2017)
David Hewlett, Octavia Spencer, Sally Hawkins, and Deney Forrest in The Shape of Water (2017)
Octavia Spencer e Sally Hawkinsem A forma da água (2017)

Com a presença de um vilão que contrapõem toda a simpatia desse grupo de desajustados com maldade e intolerância, o filme encontra uma harmonia que permite ao expectador se envolver na história e torcer para que esse grupo saia vitorioso no final.

Michael Shannon in The Shape of Water (2017)
Michael Shannon em A forma da água (2017)

A forma da água é um filme visualmente estonteante, com cores vivas e sombras marcantes como se estivéssemos no fundo do mar. Além disso, traz em seu visual e em seu contexto referencias a vários musicais – e se torna um por um breve momento – o que na minha opinião deu um ar de elegância digno da Hollywood Clássica (Golden era, old hollywood).

O filme tem uma história divertida e emocionante, com direito a espiões russos e banheiros inundados hehehe. O elenco todo fornece uma ótima atuação, principalmente Hawkins e Doug Jones que interpreta a criatura. Os dois conseguem nos envolver em uma relação na qual não se troca uma palavra, e sim muitos gestos, expressões e música.

Doug Jones e Sally Hawkins em A forma da água (2017)
Doug Jones e Sally Hawkins em A forma da água (2017)

Enfim, super recomendo! Fica a dica: o filme apresenta cenas de nudez e sexo algo que não se percebe pelo trailer. E como sempre segue o trailer abaixo para vocês conferirem e me falarem o que acham!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s