Quem é o assassino?

-Resenha do original da Netflix “Vende-se esta casa”-

Acabei de assistir ao mais novo filme original da Netflix “Vende-se essa casa” ou em inglês “Open House”, título que faz mais sentido e revela muito mais nessa última versão. Eu não tinha assistido aos trailers, visto os comentários, propagandas ou nada do tipo sobre o filme. Ao abrir a Netflix ele estava na minha “lista de recomendados para você” e eu o assisti com a cara e a coragem, hehehe.

the open house netflix

Adoro filmes de terror e suspense, e quando percebi que esse era o gênero dele fiquei super empolgada. Reconheci algumas caras do elenco, mais notavelmente um dos personagens principais Logan interpretado por Dylan Minnette , ator que conheço de “13 Reasons Why”, “Let me in” dentre outros filmes. Apesar de não conhecer todo o elenco gostei da atuação, consegui me sentir investida nos personagens até certo ponto, e isso ocorreu devido a performance do elenco e da trilha sonora que é essencial para qualquer filme de terror, levando nossas emoções como uma montanha russa.

Antes de entrar em mais detalhes, deixo minha conclusão parcial, que sim recomendo esse filme com algumas ressalvas, as quais elaborarei mais abaixo.

 

Aviso! A partir daqui esse post contem alguns Spoilers!

 

Como já disse antes sou uma ávida consumidora de filmes de terror e de suspense, do estilo de sacar quem irá morrer e quem pode ser o assassino no início dos filmes (lógico que quando os filmes tem um assassino né?! E não uma força sobrenatural, hehehe). Anyway, o que eu torcia para não acontecer nesse filme foi exatamente o que aconteceu.

Bem, explicando minha linha de pensamento durante o filme: no início eu achei que o filme seria como os filmes “You’re next” ou “The Strangers”, no qual os personagens vão para um lugar remoto e são atacados por um grupo de psicopatas, ou algo do tipo. Depois pensei que poderia ser a vizinha super estranha, mas não achei que ela conseguiria fazer o “serviço” sozinha, teria que haver algum cúmplice. Enquanto eu tentava desvendar o que estava acontecendo, já nos meados do filme, o personagem Logan solta uma que logo percebi como algo que o roteirista coloca na história para servir de dica ou de justificativa para aquilo que está acontecendo. Ele fala algo nas entrelinhas: “você não acha esquisito, vender uma casa por OPEN-HOUSE*, você deixa um tanto de estranhos entrarem na sua casa e depois o corretor nem confere se todos realmente foram embora. E se alguém decidir ficar…”.

Não poderia ser mais óbvio! O que a sinopse do filme não falou (pois eu a conferi depois de terminar o filme), essa frase com certeza esfregou na cara do espectador a intenção dos roteiristas. Pensei comigo mesma que não, que claro que teria alguma outra explicação. Que talvez o marido da vizinha não tenha realmente morrido, ou que seria algum psicopata da cidadezinha, e continuei a assistir…

Para o meu desapontamento foi exatamente isso que ocorreu, alguém ficou depois da open-house, e aos poucos começou a observar e aterrorizar essa mãe e seu filho. No final eles tem o seu confronto, e uma das coisas que mais me irritou foi que eles fizeram com que não conseguíssemos ver a cara de quem estava atacando! Pelo tamanho, silhueta e roupas podemos deduzir que se trata de um homem, mas nunca a sua identidade certa, deixando em aberto quem poderia ser e o porquê de estar matando essas pessoas. Entendo que os roteiristas fizeram isso propositalmente, ou seja colocar um assassino sem motivação ou identidade é o que o faz assustador na visão deles, mas pra mim isso fica parecendo uma desculpa, um cop-out tipo não pensamos em nada melhor, então vai isso mesmo.

Além disso, certas interações entre mãe e filho, e vice versa deixaram a desejar um pouco ao meu ver. No início do filme o pai faleceu, como é apontado pelo próprio filho durante o filme, em nenhuma hora você vê a mãe tentando protege-lo ou confortá-lo, ou até mesmo preocupada com o fato de ele ter visto o pai morrer. Sei que é algo mínimo, mas ao invés de fazer algo que eu pessoalmente acho lógico como levar o filho a um psicólogo para ter certeza de que ele não está traumatizado, ou pelo menos conversar ela mesmo com ele sobre a situação, a mãe o acusa de ser o culpado pelas coisas estranhas que estão acontecendo pela casa. E ela nem o acusa de uma forma aberta, tipo vamos conversar sobre o que está acontecendo. Não! Ela o acusa de forma ríspida, como se ele estivesse contra ela, coisa que me parece contraditória para a relação mãe e filho apresentada no início. A forma como esses dois personagens interagem me incomodou, não me pareceu muito genuína.

vendese essa casa netflix
Dylan Minnette e Piercey Dalton em The Open House (2018)

Passado o meu descontentamento inicial, fui repensar no filme. E cheguei a conclusão de que ele é um filme bom, não me peguei gritando com os personagens: “Seu idiota! Você tá pedindo para morrer!”(kkkkk), coisa que geralmente acontece durante um filme desse gênero, mas tive alguns pontos de desconforto como coloquei acima. Apesar disso acho o filme uma pedida razoável do tipo filme de suspense/thriller. Mas decida por si mesmo! Segue o trailer:


2 comentários sobre “Quem é o assassino?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s